Perguntas Frequentes

Colocamos aqui as respostas a algumas das perguntas mais frequentes.
Para mais esclarecimentos não hesite em contactar-nos.

O que é a Quiroprática?

A Quiroprática é uma filosofia, arte e ciência que assenta na localização, redução e/ou remoção de desalinhamentos e/ou oclusões vertebrais que podem ser a causa de pressão ou irritações nos nervos impedindo a correta comunicação entre o cérebro e todo o seu organismo. O objetivo da quiroprática é restabelecer essa comunicação através de ajustamentos que permitirão ao seu corpo atingir o seu máximo potencial. A Quiroprática não se destina ao tratamento de sintomas, pretende antes, restituir ao seu corpo a capacidade de se recuperar, curar e ser saudável naturalmente, e consequentemente, melhorar a sua qualidade de vida.

Em que consiste uma consulta de Quiroprática?

Será feita uma avaliação do seu historial médico e um exame Quiroprático que pode consistir em exames ortopedicos,  neurológicos, testes de mobilidade e postura, e/ou avaliação de exames médicos como Rx, TAC, RM, etc. Poderá também ser feito um ajustamento na primeira consulta caso o seu Quiroprático considere indicado.
O seu Doutor de Quiroprática fará também algumas recomendações e indicará quando deverá voltar para uma nova avaliação e novas recomendações.

O Doutor de Quiroprática exerce medicina? Vai prescrever medicação?

O Doutor de Quiroprática pratica Quiroprática. Tal como um oftalmologista é especialista em doenças dos olhos, o Doutor de Quiroprática é um especialista da coluna vertebral e sistema nervoso. Os Doutores de Quiroprática não utilizam medicamentos nem recorrem à cirurgia.

Qual a diferença entre um Médico e um Quiroprático?

 A diferença é que, o Médico de uma maneira geral tem a sua atenção voltada para o tratamento de doenças e sintomas tendo como principal método de tratamento a medicação. O Doutor de Quiroprática dá principalmente atenção ao bom funcionamento do sistema nervoso e o sistema musculoesquelético através da correção de subluxações. Para isso o Quiroprático, em vez de prescrever medicação, dedica a sua atenção ao funcionamento correto da mecânica do corpo. O Doutor de Quiroprática procura corrigir a causa do problema e não os sintomas que este possa apresentar. Esse objetivo pode ser alcançado utilizando o Ajustamento da coluna vertebral.

O que é um Ajustamento?

Um ajustamento ocorre quando um quiroprático reduz ou corrige uma subluxação. Após uma cuidadosa avaliação Quiroprática, o quiroprático impele um impulso preciso e controlado na sua coluna vertebral, no local exato e do ângulo adequado. Nunca se deve confundir um ajustamento quiroprático com uma manipulação das articulações, sendo o ajustamento algo deliberado, vocacionado e diligente.

O que é uma Subluxação vertebral?

A subluxação vertebral é um desalinhamento ou mal funcionamento das articulações da coluna vertebral, que desenvolve danos estruturais cumulativos à própria coluna, bem como aos tecidos adjacentes; afeta o sistema nervoso, alterando as mensagens nervosas que circulam do cérebro para o corpo e deste para o cérebro.

O fenómeno é similar a um automóvel que tenha a direção desalinhada – o desgaste dos pneus será muito superior ao esperado.

As subluxações vertebrais são devastadoras para o seu corpo. A erosão estrutural, acumulada ao longo do tempo, pode originar hérnias discais, artroses, bicos de papagaio, etc.

Pior ainda será quando os impulsos nervosos, que o cérebro envia e recebe do corpo, são alterados; nesta fase, os seus órgãos já não funcionam tão bem como deveriam, nem o seu corpo se adapta tão bem ao meio envolvente. Infelizmente não se pode substituir as articulações com a facilidade com que trocamos os pneus de um automóvel: uma vez gastas, são insubstituíveis.

Como não temos qualquer capacidade física de sentir uma subluxação vertebral, podemos tê-las durante vários anos, ou até mesmo décadas sem saber. Somente após haver muito desgaste acumulado, ou quando o corpo já se torna demasiado fraco, é que começam a aparecer os sinais de aviso. Não permita que isto lhe aconteça!

Como é que a Quiroprática me pode ajudar?

A Quiroprática pode ajudá-lo a manter a sua coluna vertebral em alinhamento. Todos os órgãos do seu corpo estão sob o controlo do sistema nervoso central. Se os impulsos nervosos não chegam a cada órgão ou tecido em qualidade e quantidade suficientes, o funcionamento desse órgão ou tecido pode ficar comprometido. Os sinais elétricos, que o cérebro envia ao corpo, permitem a contração dos músculos, o batimento cardíaco e, em suma, controlar a totalidade das suas glândulas e órgãos. Por isso ​se tiver uma subluxação vertebral isso pode não só estar a causar-lhe dor e/ou mau estar (local ou generalizada, crónica ou aguda), como também poderá interferir com muitas outras funções do seu corpo, funções estas que poderão ser parte do seu dia-a-dia, comprometendo assim a sua saúde e qualidade de vida. ​​

A Quiroprática não se destina ao tratamento de sintomas, pretende antes, restituir ao seu corpo a capacidade de se recuperar, de ser mais saudável naturalmente, e consequentemente melhorar a sua qualidade de vida.

Em que áreas específicas a Quiroprática pode ajudar? Quem se pode beneficiar de cuidados quiropráticos?

A quiroprática pode ajudar o seu corpo a recuperar nas mais variadas àreas e pode ajudar todo o género de pessoas. Veja alguns exemplos:

Dor na coluna lombar
Hérnia discal e dor ciática
Dores no pescoço
Dores e tensão muscular
Problemas nas articulações do ombro, cotovelo, punho, joelho, tornozelo
Restrições de movimentos
Lesão por Esforços Repetitivos (LER)
Lombalgia
Cervicalgia
Dor de Cabeça
Enxaquecas
Insónias
Stress físico e mental
Ansiedade
Fadiga
Asma; Alergias
​Dor aguda; Dor crónica
Nota: Estes são apenas alguns exemplos de casos que surgiram nos nossos consultórios, para os quais foram obtidos bons resultados. 
A Quiroprática é apropriada para pessoas de todas as faixas etárias, incluindo:
Grávidas
​​Bebés; Crianças
Atletas (resistência, performance, recuperação)

Qual é o grau de satisfação com os tratamentos quiropráticos?

Um estudo sobre esta matéria revelou que a Quiroprática é o tratamento não médico mais freqüentemente usado nos EUA e proporciona alta satisfação aos seus utilizadores: “Praticamente todos os pacientes tratados por um quiroprático declaram-se satisfeito com o seu tratamento; três quartos (73%) declaram-se ‘muito satisfeito’ e 23% declaram-se ‘razoavelmente satisfeito’.” – ​​​​​​​LANDMARK HEATHCARE, inc. 1998. “The Landmark Report II on HMOs and Alternative Care”. Landmark Heathcare, Inc. Sacramento, CA.: preprint.​​

A Quiroprática é segura?

Quando o ajustamento quiroprático é feito por um Quiroprático habilitado ​é muito seguro. E quando comparada com outras terapias, a Quiroprática é uma das mais seguras e eficazes. O jornal “Archives of Internal Medicine”, volume 158, de 9 de novembro de 1998, comentou, sobre a ocorrencia de efeitos indesejáveis que “as estimativas variam de 1 em 400.000, a de 3 a 6 em 10 milhões”, mostrando, assim, que complicações decorrentes de tratamentos quiropráticos, evidentemente são muitíssimo raras. De facto, os estudos científicos nesta área comprovam que tem cerca de 5 vezes mais probabilidade de ser atingido por um relâmpago durante o dia ou de sofrer de um acidente vascular cerebral provocado pelo movimento de cabeça, pela medicação ou por uma doença vascular, do que com os cuidados de Quiroprática.

Quem pode exercer Quiroprática?

Só os Doutores em Quiroprática formados em faculdades reconhecidas têm competência para praticar a Quiroprática. Seja ajustado apenas por quem tem a devida formação, não aceite menos do que isso. A saúde da sua coluna é muito importante! 

Veja aqui qual a formação do seu Quiroprático.